
O NOSSO SITE ESTARÁ EM ACTUALIZAÇÃO NOS PROXIMOS DIAS.
THE WEBSITE IS UPDATING IN THE NEXT DAYS.
ALBERTO MAGNO
Alberto Magno nasceu em São Paulo - Brasil. Iniciou seus estudos em dança na Escola Municipal de Bailado – SP (área da dança); Focus Escola de Fotografia (fotografia). Posteriormente frequentou diversos workshops em São Paulo, Munique, Lisboa e Porto, em diversas áreas artísticas. Foi intérprete da Companhia de Dança de Lisboa e Balleteatro Companhia (Porto). É intérprete, coreógrafo, programador e produtor independente, formador das áreas das expressões (corporal, dramática, plástica). Desenvolve actividades como Director Artístico, Programador e Produtor na Fábrica de Movimentos Associação Cultural (Porto).
Responsável pela produção dos “Quadros de Dança” (1995 a 1999), e de diversos workshops no NEC. Actualmente é director artístico e de produção, e programador da Fábrica de Movimentos. Têm sido convidado como curador em diversos festivais ligados à Dança e Novas Tecnologias: Mônaco Dance Fórum/Mônaco (2004), Pixel Art Dance/Grécia (2006), VDance – Festival de Vídeo-Dança/Israel (2006), Dança em Foco/Brasil (2006 e 2008), III Fórum Latinoamericano de Vídeo-Dança/Brasil (2009).
Tem marcado presença como:
- júri convidado do, 2º Mônaco Fórum Dance/Mônaco (2002); 10º Masdanza/Espanha (2005); ARENA/Alemanha (2006), 11º Festival Tanz Solo, em Stuttgart/Alemanha (2007), Festival IDN (festival de vídeo-dança e novas tecnologias), em Barcelona (2009), ACT Festival / Bilbao/Espanha (2009);
- orador convidado do festival Les Plateaux de Bienalle (Set.2008), em Paris/França.
Em 2006, dinamizou os atelier de Dança e Fotografia organizados pelo Núcleo E:ETC da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Participou como ouvinte dos seminários: Jornada Técnica Luso-Espanhola – Instituto Cervantes/Lisboa, e “Traços da Criação Coreográfica Contemporânea” por Maria José Fazenda, na Fundação de Serralves/Porto.
Em 2007, concebeu e produziu os seguintes eventos para a Fábrica de Movimentos: Projecto Arte-Educação/Matosinhos; Projecto SOTEMU (Oficinas Artísticas)/Amares, 9ª Edição do Festival da Fábrica (festival de dança contemporânea), 1ª Edição – Mostra Show-Rooms (em co-produção com Espaço Maus Hábitos); 2ª Edição dos Encontros sobre a Crítica de Dança (17 e 18 de Novembro – Fundação de Serralves), e a 6ª Edição do FRAME – Festival Internacional de Vídeo-Dança.
Em 2008, programou e produziu os seguintes projectos: Festival da Fábrica – 10ª Edição -, Mostra Show Rooms – 2ª Edição -, FRAME – Festival Internacional de Vídeo-Dança – 7ª Edição -, HIGHTECHNOMOVEMENT (Performance e Novas Tecnologias) – 1ª Edição -, e Novas Danças / Novos Públicos (formação de novos públicos para as artes performativas), projecto Manobras Portáteis (performances incluídas nas Comemorações dos 50 anos do Hospital São João).
Em 2009, concebeu a programação e a produção do Festival da Fábrica – 11ª Edição, Mostra Show Rooms – 3ª Edição. Prepara a 1ª edição do FRAME research, evento dedicado à performance e novas tecnologias. Em fase de preparação de projecto, trabalha numa próxima edição do Encontro sobre Crítica de Dança e do projecto Novas Danças/Novos Públicos.
Em 2010, criou e apresentou o projecto – O Lago dos Cisnes -. Uma coreografia feita com participantes de mais de 50 anos. A estreia deste trabalho será no dia 06.03.10, no Centro Cultural Vila Flor/Guimarães.
Participa do RIP – Rede Informal de Programadores, que são reuniões entre programadores nacionais para discutir questões inerentes ao exercício da actividade, bem como proporcionar a troca de experiências e uma maior colaboração na difusão dos espectáculos. Participa também, na qualidade de guest programmer da rede Aerowaves. Uma plataforma a nível europeu de divulgação e difusão de artistas europeus. Participa também, da plataforma IYMM, cujo objectivo é a circulação de jovens licenciados nas áreas de teatro, dança e performance, pelos vários festivais que integram a referida plataforma (ACT-Bilbao / IT Festival – Holanda / Setkani – Rep. Checa / Encounter – Sérvia, entre outros)
Através da Fábrica de Movimentos, é membro da REDE – Associação de Estruturas ligadas à Dança Contemporânea, desde a sua criação.
Como free-lancer, desenvolve projectos em diversas áreas, e para diversos públicos-alvo (infância, adultos, terceira idade) para outras instituições e associações (CM Matosinhos, Fund. da Juventude, CM Porto, CM de São João da Madeira, CM de Amares, Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto). Exerceu actividade como Animador Sóciocultural (Obra Social N. Sra da Boa Viagem – Porto), ligado à terceira idade; além de conceber, organizar e coordenar projectos de Educação pela Arte, que interligam várias vertentes artísticas e o programa curricular das escolas do 1º, 2º e 3º ciclo. Desempenhou funções como produtor no evento “Serralves em Festa”/2006 e 2008, Museu de Arte Contemporânea de Serralves/Portugal.
É formador da Área das Expressões (Artes Plásticas, Expressão Corporal e Dramática) e Animação e Lazer, tendo dado formação nas seguintes Instituições: Kerigma (Barcelos), Inovinter, APCC (Porto e Lisboa), Associação Benéfica, Associação Raul Dória (Porto), QVC (Paredes e Sobreira), Tematicus (Rebordosa).